Muitas vezes vão te dizer o que deves ou não fazer com a tua vida... Fazem-te acreditar que, durante a maior parte dos teus dias na ter...

Enquanto tiveres liberdade para voar, também a terás para sonhar.

quinta-feira, outubro 25, 2018 MeiaLeca 1 Comments


Muitas vezes vão te dizer o que deves ou não fazer com a tua vida...

Fazem-te acreditar que, durante a maior parte dos teus dias na terra, só serás alguém se terminares tirares boas notas, concluíres o 12º ano, fores para a faculdade, fizeres mestrado, conseguires um trabalho xpto com alto cargo e estável, ganhares bem, ficares noiva, casares, tiveres filhos e tiveres uma boa casa para os criar. Mas e se eu não quiser isso tudo? E se eu quiser dar um luto na minha rotina e conjugar a perfeição em outro lugar? E se eu quiser (desculpem as más línguas) mandar um "foda-se" para a estabilidade financeira claustrofóbica para ganhar tempo para alimentar os meus sonhos? A verdade é que já ganhei muito bem, mas sempre quis mais. Agora ganho muito menos, e dou por mim a dizer que, afinal, contentava-me bem com o que recebia antes. Então? Em que é que ficamos? Esta corda bamba do dinheiro só me mostra ainda mais o que, realmente, me abre o sorriso.

Deixas de ser tanta coisa quando não te desligas dos bens materiais, quando não te desprendes das pessoas que não largam do teu pé e vivem no teu ouvido, que são as primeiras a limitar-te a sonhar com o desconhecido, que te fazem recuar quando decides avançar, que te pregam rasteiras por não terem a coragem que tu tens: a de escolher outra vida que não aquela que escolheram para ti. Muitas dessas pessoas se dizem teus melhores amigos. Mas não são. Quando te tiram a escada para subires com a desculpa de que podes cair, para o teu alívio de espírito: podes virar-lhes as costas. Se depender deles, nunca serás mais.

Não tranques as emoções a cada batucada do teu coração. Deixa-as saírem disparadas! Quando ele bater forte, continua. Onde ele bater forte, fica. Aprende a reler os teus desejos, mesmo que já os tenhas guardado na gaveta. Muito provavelmente algumas dessas paixões já nem te lembras. Por isso é importante PARARES para perceberes se estás realmente bem na tua pele e se te vês nos passos que dás no caminho que tens construído. E se te apetecer gritar, GRITA! Eu grito contigo.

Um grito de Ipiranga para todos os que, assim como eu, querem ser muito mais. Não me rendo só a uma coisa. Não mesmo. Condenso o mundo num só grito quando me atrevo a sonhar, a soltar cá para fora os meus "eus" secretos que só o meu quarto os conhece... Quero tatuar o meu perfume no coração das pessoas que ainda não sorri.

Deixas de ser tanta coisa quando não olhas com os teus próprios olhos e não ficas à margem do que dizem as fake news e pseudo pessoas. A vida não precisa de ser sim ou sopas. Basta de triviais opostos que se atraem dia após dia! Do belo ou do feio, da saúde ou da doença, do sucesso ou do fracasso, do vulgar ou do raro. A vida está lá fora. É do outro lado que fazemos a viagem valer a pena. Sim! Às vezes é preferível sair do armário, perder um pouco de tudo aquilo que já conquistamos para correr atrás daquele frio na barriga, aquela troca de ensinamentos, que só quem sai do esconderijo renova a alma inquieta. Não é preciso ser poeta para mudar um verso da tua história. Não precisas ser forte aos olhos do mundo, dos olhos que não te lêem em vós alta e só te acompanham de longe. Esses que não conhecem o teu interior, as tuas fragilidades e fazem tudo para te manter preso numa gaiola.

Será que eu ia ser mais feliz no Nepal a ensinar inglês às crianças e a cultivar a terra com fogo de artifício? Nunca o vou saber se não der (desculpem-me mais uma vez a expressão) um "pontapé no cu" na fofoquice alheia e sociedade e for fiel ao meu coração.

Revês-te? Então faz alguma coisa. Faz-te ave e voa! Por que enquanto tiveres liberdade para voar, também a terás para sonhar.

1 comentário:

  1. Adorei o teu blogue. Sigo :)

    Partilhei um excerto deste texto no meu Blog com menção da fonte, claro. :)Espero que não te importes.

    beijinhos e bom fim de semana **

    ResponderEliminar